@palivre

sábado, 16 de maio de 2009

para um mau entendedor #4


elevar
me tornar leve
de modo que me eleve
até levar a um lugar elevado
como um alto salto de elevação

elevar
me tornar leve
de forma que eu releve e revele

elevar
me tornar leve
para que eu leve a vela reveladora
e vele pelas revelações


+


:: Leve
De pouco peso. Que recebe ou leva pouco peso ou pressão. De pouca densidade. Que se movimenta com desembaraço, agilmente, à solta. De forma delicada, delgada, graciosa. Que mal se percebe pelos sentidos. Indistinto, tênue, ligeiro, suave, delicado. Pouco carregado. Quase imperceptível. Insignificante. Sem importância, sem gravidade. Aliviado, desoprimido. Que agasalha pouco. De fácil digestão. Parco, sóbrio, frugal.

:: Elevação
Ascensão, subida, levantamento. Ato ou efeito de elevar(-se), de ascender a nível ou posição mais graduada ou importante. Ato de elevar, de dirigir para o alto. Distinção, nobreza, grandeza. Altura que uma coisa atinge ao se elevar. Alta, aumento, subida. Eminência de terreno. Ato de elevar (um número) a uma certa potência. Momento da missa em que o sacerdote católico eleva a hóstia e o vinho depois da consagração. Ângulo vertical entre o satélite de teledifusão e o plano horizontal, que determina o ajuste vertical da antena de recepção.

:: Revelação
Ato ou efeito de revelar(-se). Entre os cristãos, ação divina que comunica aos homens os desígnios de Deus e a verdade que estes envolvem, sobretudo através da palavra consignada nos livros sagrados. A doutrina religiosa revelada, por oposição àquela a que se chega pela razão apenas. Descoberta reveladora de um fato que produz sensação, ou de uma qualidade ou vocação numa pessoa. O fato ou a pessoa assim descoberta. Divulgação de coisa ignorada ou secreta. Processo que torna visível a imagem latente de uma emulsão fotográfica impressionada.

:: Vela
A pessoa que está de vela ou vigília. Peça cilíndrica, de substância gordurosa e combustível, com um pavio no centro a todo o comprimento, e que serve para alumiar. Peça que produz a ignição nos motores de explosão. Peça cilíndrica, oca, de material poroso que impede a passagem de partículas, bactérias, em filtro para purificar a água. Qualquer unidade de medida de intensidade luminosa. Peça de lona ou de brim destinada a, recebendo o sopro do vento, impelir embarcações ou movimentar moinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Creative Commons License