@palivre

quarta-feira, 11 de março de 2009

para um mau entendedor #3


UMA PORTA ABERTA NO FUNDO DO MAR

Não fui o primeiro,
tampouco serei o último.
Todos os mundos que revelei
tive que habitar sozinho.
No começo foi mais difícil,
depois peguei o jeito da coisa.
Minhas mãos não alcançaram.
Meus olhos não se cansaram
de ver e tocar cada parte.
As descobertas em segredo
como um tesouro no fundo do mar.
Fui milhares de navios que afundaram.
Em mim pude ver as maiores tragédias.
Enquanto eu me recompunha
encontrava tempo para mais descobertas.
Eram milhões e milhões de portas,
mas só uma estava aberta.


+


:: Mundo
A Terra e os astros considerados como um todo organizado. O universo. Qualquer corpo celeste. A totalidade das coisas que pertencem a um mesmo domínio, a uma mesma classe. Conjunto de coisas importantes e complexas. Unidade autônoma de fenômenos, determinada por um conjunto completo de variações possíveis, e que é inesgotável na multiplicidade de significados que pode assumir.

:: Tesouro
Coleção de objetos úteis, belos ou preciosos, ou de coisas de grande estimação. Coleção de palavras e/ou peculiaridades de uma língua, ou de determinado ramo do conhecimento. Repositório de obras que constituem um patrimônio. Coisa ou pessoa de muita valia. Depósito antigo de moeda ou de coisas preciosas, enterrado ou oculto, e de cujo possuidor não há memórias.

:: Porta
Abertura em parede, ao nível do solo ou de um pavimento, para dar entrada ou saída. Ponto por onde se entra ou sai de algum lugar. Ponto por onde se passa para atingir outro mais distante. Solução, recurso, saída. Meio de acesso.


Um comentário:


Creative Commons License