@palivre

sexta-feira, 16 de julho de 2010

conta outra #20


INVOCANDO ESPÍRITOS
imagem de magritte



"Algum ser pensante? Alguém disponível para exercitar a arte da sabedoria?"

Chega o primeiro. Nada diz.

"O que sabes e podes compartilhar conosco? Diga-nos. Esvazio meu cálice para receber teu saber. Sirva-nos."

Parece que algo foi despejado. Mas o cálice continua vazio.

"Venham todos conversar! Isso é muito divertido."

Chega o segundo. Pergunta onde estou.

"Estou aqui, com um só propósito: alimentar a reflexão sobre o que é o homem e o que ele está a fazer aqui.

Vens a mando de quem?"

Responde que não entendeu. Pergunta o que eu quis dizer.

"Fique à vontade para sair pela mesma porta que entrou.

A pergunta é simples, clara e não poderia ser mais direta: alguém capacitado com o dom da inteligência para compartilhar um pouco de sabedoria conosco?"

Chega a terceira. Fala que está interessada. Diz que quer saber o que penso para refletir no assunto. Pergunta o que é o homem e o que está a fazer aqui.

"Estamos aqui para descobrir isso juntos. Parece que já está mais do que na hora de nos concentrarmos nas questões mais básicas. Como essa, por exemplo. O que será que estamos fazendo aqui? Viemos à vida e aqui estamos acreditando que somos um nome, uma carreira, uma função, uma personalidade? Ou estamos vivendo realmente o que é um homem na sua integral natureza, onde não existe espaço pra concepções ou conceitos, mas somente para a experiência direta com o agora, com o que o momento está sempre colocando diante de você, como novo?

Para saber o que é o homem e o que ele está a fazer aqui, temos que nos despir desses rótulos, conceitos, julgamentos e classificações juntos, para deixar o homem ser em sua maior liberdade, exercendo totamente a sua expressão."

Eis que se vai.

"Alguém disposto a fazer a mesma gentileza que os gentis fizeram agora: ir embora? Seria uma gentileza ir esvaziando pra renovar o ar por aqui. Quero dizer que está meio pesado, precisando circular.

O que eu posso dizer, com toda humildade, é que enquanto o sábio aponta a lua, o novato olha o dedo.

Mas vamos aparecer, vamos nos manifestar, vamos falar sobre algo interessante.

Alguém com um resquício de sabedoria sobrando naquele pote de manteiga velho que alguns chamam de cérebro?

Como se agora fosse uma grande oportunidade de aprendermos juntos, já que estamos aqui reunidos nesse mesmo espaço.

Contemplem então em silêncio, observando, lendo, esse belo movimento da diversidade estampada em suas telas digitais, vulgos monitores.

Escutem a palavra viva, radiante, saltitante e feliz, alegre, leve e livre para falar sobre as boas novas, para criar novos elos, formas novos círculos, adentrar novos ciclos e possibilitar novos caminhos.

Na medida do impossível: somos a própria possibilidade de tudo dar certo.

Que tal fazermos isso agora? Sentirmos por um momento essa completude. Esse sentimento de paz e tranquilidade, que tudo está certo e em seu devido lugar. Enxergarmos a grande unidade por trás de tudo isso. Todo esquema bem montado onde estamos inseridos. E que sempre há de manter supridas nossas necessidades, nos abrigando, conduzindo, amparando."


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Creative Commons License