@palivre

segunda-feira, 16 de março de 2009

conta outra #13


ERA APENAS UMA COBRA
imagem de autor desconhecido



Vez em quando saio pelas dez da noite e vou tomar água de coco perto de um shopping praiano aqui nas proximidades de casa. Pertinho de um outro shopping, especializado em artesanato.

A água de coco é um real e cinquenta centavos. Lá na frente, no caminho da praia, é mais barato, mas só rola de dia. Não tenho carro nem bicicleta, vou caminhando. Já pensei em ir me arrastando, igual a uma cobra, mas como iam estranhar, mudei de ideia. Também achei que ia demorar um pouco mais.

Você consegue imaginar? Tire as asas, as pernas e os braços da imaginação. Deixe apenas o couro e o corpo, longo, do rabo até a cabeça. Eu me imagino levantando, sacudindo, tirando a poeira, todo sujo e pedindo uma água de coco. Meu rosto totalmente ofídio, minha aparência réptil, meu parentesco lagarto. Meu couro singelosamente escamoso.

O dono do quiosque resolve ajudar. Como não tenho braços nem mãos, ele levanta o coco e coloca o canudo na minha boca. Quando ele menos espera, eu o abocanho e começo a engolir. Tipo uma jibóia do sertão comendo um boi.

Aos poucos começo a engolir o dono do quiosque onde costumo beber água de coco lá pelas dez da noite. Vou engolindo, pacientemente. Fico com ele entalado na garganta, com o maxilar deslocado, a boca aberta 180 graus. Enquanto transpiro, vou deglutindo o homem por inteiro.

Os clientes do quiosque em pânico, olhando imóveis, assustados de verdade. Apesar do medo, não podem nem piscar o olho, tamanha a curiosidade. Talvez eles não saibam a diferença entre as ruas e a televisão.

Uns empunham seus celulares e se apressam em chamar a polícia. Outros, mais desesperados e solidários, preferem ligar pra SAMU, o serviço de socorro médico. Ninguém tem coragem de se aproximar.

De repente, a polícia chega, já metendo bala. Quer nem conversa. Na opinião deles cobra não fala. E se fala, merece morrer. Mas cada bala que a polícia atira rebate no couro do réptil. É um couro de grande eficiência, desenhado com material ultra reforçado, projetado para operações de alto risco.

Eu apenas querendo dizer: "sou uma simples cobra com fome”, “eu moro no Parque das Dunas", “alguém chama o Ibama”, “sou uma espécie em extinção". Mas com o cara entalado na garganta, tudo que escutam é o grito dele agonizando.

Mesmo que eu usasse toda minha habilidade de cobra para falar a língua dos homens, com toda minha energia buscando a mais alta e nobre perfeição, ainda seria insuficiente para fazê-los me entender.

Resta-me apenas engolir minha refeição da semana. Eu, uma simples cobra, vestida de terno e gravata, se fingindo de gente importante pra enganar os bestas e me alimentar. Aí o cara cai no conto, do vigário vigarista.

Os policiais atirando na cobra e a bala resvalando, indo pra outras direções. “Que cobra é essa?", muitos se perguntam, enquanto tentam se livrar das balas que retornam. Eles nunca pensaram que a natureza fosse capaz de tantas mutações.

As balas acabam. A polícia não está equipada com granadas. As algemas não têm utilidade aqui. A cobra engoliu totalmente o dono do quiosque. Ficam todos apreensivos, esperando o próximo gesto da cobra, que agora pesa setenta e cinco quilos a mais. Nada ágil, mesmo assim nunca é bom confiar demais numa cobra.

Eis que ela esbugalha os olhos, emite um ruído ensurdecedor e vomita o homem por inteiro, morto. Então explode como fogos de artifício, na frente de todos. No lugar dela fica um rastro de fumaça colorida, que aos poucos vai se dissipando.

A polícia comunica às outras viaturas. A mulher que trabalha no quiosque chora a perda do emprego. Os que se amontoam para ver a cena lamentam não ter nenhuma máquina fotográfica. A imprensa já está a caminho.

E o dono do quiosque ali, cuspido, um corpo estendido no chão. Morto por não desconfiar de uma cobra com terno e gravata.


2 comentários:

  1. conhece algum "bar 39" por aí? como é?

    até mais

    ResponderExcluir
  2. nojento
    cômico
    triste
    bonito
    lúdico
    real
    imagem sem semelhança
    Tarsila do Amaral
    ciúme
    cócegas
    sarcasmo
    acidez
    saudade
    irritabilidade complacente
    doce
    descente
    infantil
    carente
    agressivo
    forte
    violento
    colorido

    ResponderExcluir


Creative Commons License