@palivre

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

assim como se nada #36


O PENSAMENTO CRIA A REALIDADE HUMANA
imagem de andré da loba



Não adianta odiar a mídia: estará sendo parte dela. Estará também disseminando o ódio. O ódio é um dos queridinhos da mídia, as guerras, as brigas, os conflitos. Veja as capas de jornais, as matérias das revistas.

Não é por eu ganhar meu pão às custas do meu talento com a palavra que sou o grande criador de todo esse drama. Se quisermos realmente investigar mais profundo, e encontrar o responsável por isso, vamos descobrir que somos todos nós: os homens. Vamos descobrir que tanto o sistema quanto a mídia e o capital foram criados por nós. E que o problema não são eles, mas como os manejamos, conduzimos, o que fazemos com eles.

Não odeie a raça humana, ame-a. Reconheça que ela é pequena e infantil, e está crescendo. Observe você mesmo. Estás aqui e agora com a oportunidade de fazer algo, mas prefere falar de excrementos. O que pode falar de alguém? Estamos aqui com a oportunidade e não estamos fazendo nada.

Não podemos criticar, se somos exatamente iguais. Seria hipocrisia culpar o outro pelo que nós mesmos somos. Então ame-se, ame-nos, amemos essa vida que está crescendo aos poucos.

Mas vamos aos poucos. Ainda nem aprendemos a amar. Você diz que se ama, mas nem sabe quem é você. Amar a você é amar ao mundo, a todos, a tudo. Esse é você.

Amar a você quer dizer amar quem você é. Quem você é? Quem somos nós? Já parou pra fazer essa pergunta? Tem um ótimo documentário com esse nome, chamado Quem Somos Nós?, com um pouco da visão da física quântica sobre a questão.

Sim, amar o próximo, este é um dos maiores desafios. E posso te garantir que no fim das contas o próximo é tu mesmo. Por isso o mandamento: amai o próximo como a ti mesmo.

Religião, ou religioso, vem do latim religare, que quer dizer reconectar, religar o homem com sua natureza. Sou religioso até me ligar por completo, me iluminar. Depois não serei mais nada.

Chegou a hora de voltarmos a atenção para dentro. Lá fora é só uma projeção do que somos. Estamos vendo toda miséria, guerra e doença interna do homem exteriorizados no planeta, nos dilemas das civilizações.

Chegou a hora de tomarmos consciência da origem disso tudo, dessa desigualdade que estamos vendo, sofrimento, ignorância. O pensamento cria a realidade humana.

O homem não sabe utilizar o pensamento, nem sabe do seu imenso poder de criação. Atrai para si tanto o que quer quanto o que não quer. E nem sempre o que atrai para si, o que quer, é o melhor para ele. Vê-se aí ainda um aprendiz nas faculdades da criação.

Pode olhar qualquer coisa aqui fora: mesa, cadeira, computador, celular, isqueiro, incenso, tesoura, papel, caneta, qualquer coisa. Nada disso existia. Tudo surgiu primeiro no pensamento, depois veio pra cá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Creative Commons License