@palivre

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

assim como se nada #34


O MANDAMENTO
imagem de rebecca whipple



Tenho andado apenas comigo. Não tenho me dado tempo pra fazer salinha nem visita. Quando tivermos que nos encontrar vamos nos encontrar. Além do mais, estamos todos no mesmo lugar. Perto ou longe, é o mesmo lugar.

A proximidade é boa realmente, mas talvez não seja necessária. Vamos nos livrar das convenções. Não é porque sou filho que tenho que ficar do lado do pai ou da mãe. Eu sou filho do mundo, da terra. Meu lugar é entre todos os meus irmãos.

Assim como você. Não é porque é mãe ou pai que deve ficar preso aos filhos, não é porque é filho ou filha que deve ficar preso aos pais. Você tem uma vida independente disso também. As pessoas em geral têm um costume muito feio de se prenderem às outras e fazerem cobranças e exigirem e pedirem satisfações e se acharem no direito de punirem e reclamarem.

E mais: percebi que o seu tempo com você mesmo é a maior escola que você pode ter. Na realidade, todos nós precisamos de um certo espaço para fazermos apenas o que queremos, o que diz respeito à nossa própria vida, ao nosso próprio dia-a-dia. Para através disso chegar mais próximo do auto-conhecimento.

O espaço é preciso para a tranquilidade surgir, o silêncio ensinar e os aprendizados acontecerem. Nem tudo acontece e funciona quando estamos juntos, próximos demais. O tempo de reclusão, de interiorização, de contato maior com a verdade pessoal, com a particularidade, com os traços que nos diferenciam dos outros, é demasiadamente importante.

Se não, como conhecer a si mesmo? "Conheça-te a ti mesmo" é o mandamento.

Claro que nos conhecemos através dos outros homens, afinal também os somos. Mas nos reconhecemos também na natureza que nos circunda. É preciso ser mais do que homens. É preciso estar acompanhado de todos os minerais, vegetais, animais e todos os reinos incatalogáveis.

Assim como é preciso se afastar de tudo isso e nos reconhecer em nós mesmos, através desse afastamento, distanciamento da realidade social. O que pode acontecer através da meditação, por exemplo. Ou de uma viagem para um lugar distante, onde encontramos tempo e espaço de sobra para sermos sem nos preocuparmos com nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Creative Commons License