@palivre

quinta-feira, 29 de abril de 2010

divagando por aí #13


O QUE LEVA A GENTE PRA FRENTE
imagem de autor desconhecido



Tanto se fala de desenvolvimento da nação, de erradicação do analfabetismo, de combate à fome, de atendimento hospitalar decente, de qualidade de vida para toda a população, mas na hora de colocar essas coisas em prática, parece que falta alguma coisa. E sobram outras: obras engessadas, projetos inviabilizados, recursos desviados.

Parece que há um pouco de má vontade (usando aqui certo eufemismo). Em contrapartida, parece que há interesseiros em demasia. “O que eu vou ganhar com isso?”, alguém pergunta. Mas se a resposta for “Quem vai ganhar somos nós, todos nós juntos!”, sabe-se lá quem é que vai ajudar. Parece uma questão de “O que está em jogo nessa decisões?”, mas talvez seja mais uma pura e simples questão de educação.

Sem educação, desculpe-nos os inimigos da pedagogia, nada vai pra frente. Nenhuma comunidade, nenhuma cidade, nenhum estado, nenhum país, nenhum planeta consegue ir pra frente. Porque ir pra frente é um misto de evolução com instrução, de criatividade com disciplina, de espontaneidade com compromisso. Sem isso tudo reunido fica difícil sair da lama.

A lama é tudo aquilo que nos suja e atrasa, que nos coloca permanentemente voltados para a criação de problemas, fazendo vista grossa para qualquer solução. Uma sociedade sem educação é uma sociedade contra a vida, é uma ferida aberta sem saber o que é cicatrização. Educação é tudo que resolve, recupera, reforma, reabilita, reutiliza, recicla, renova, restabelece o andar da carruagem.

De que serve uma garagem sem carro? É o mesmo que um homem sem educação. Cada coisa tem uma utilidade, e às vezes muito mais do que isso. É apenas uma questão de educação: de dar utilidade ao inútil, de revalorizar os valores. O que vamos prestigiar: a igualdade, a liberdade, a fraternidade? Ou a competição, a discórdia, a guerra? Educação tem a ver com tudo isso, e ainda mais.

Educação é o primeiro passo do homem em direção ao futuro, o primeiro passo para superar o passado. Educação, aprendizado, lição: este é o presente do homem. Do homem que leva a gente pra frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Creative Commons License