@palivre

quinta-feira, 22 de abril de 2010

divagando por aí #12


PARA LEMBRAR E PENSAR NA TERRA
imagem de autor desconhecido



"O homem que escolheu um dia só do ano para lembrar e pensar na Terra é o mesmo homem que vai pensar e lembrar do ano como um só dia para lembrar e pensar na Terra."

A vida da Terra é a vida do homem.* Enquanto o homem finge não saber disso e procura extrair para si o máximo de riquezas possíveis em menos tempo, esgotando recursos, acabando com espécies animais e vegetais, destruindo a biodiversidade e acabando com a possibilidade de viver da própria Terra, ele está construindo para si a própria extinção. Já sabendo que ele é a Terra, deixa-se autodestruir.

Não seria a hora de pensar um pouco mais? E olhar para o lado, as coisas, o mundo ao seu redor? Ver o que está se passando? A placa de trânsito deixa claro onde estamos: “Veículos utilitários.” Seriam os nossos salários mais importantes que os problemas do mundo? Se formos mais a fundo nessa história, vamos encontrar petróleo. Toneladas e toneladas de petróleo extraídas diariamente e consumidas ininterruptamente por uma indústria e civilização movidas a combustíveis fósseis.

A fumaça resultante das queimadas das últimas reservas de árvores vivas no planeta cuida de tudo para a temperatura por aqui continuar quentinha, aumentando como há muito não se via. Um ser que adquiriu com o passar dos anos, das experiências e das adversidades a habilidade de dar utilidade a tudo quanto fosse produto da natureza, agora se vê tornando inútil todo meio em que vive. O mundo está morrendo. Mas é só a ignorância do homem?

Hoje olhamos para o mundo e os seres como coisas. Coisificamos tudo e resolvemos tratar cada coisa somente como nos convém, de acordo com as nossa próprias necessidades. Como se o mundo e os seres fossem coisas que estão aqui a serviço do homem, apenas para saciar seus apetites, atender a seus prazeres, deliciarem os seus instintos e satisfazerem os seus luxos.

Se tem utilidade para o homem, ele consome, aproveita. Se não tem, descarta, rejeita. E a reciclagem? E a simplicidade voluntária? E a sustentabilidade? Quando os governos, órgãos e autoridades responsáveis pelo desenvolvimento global vão investir ao menos 10% da verba que usam para se autopromover com ações efetivas para mudar a mentalidade da humanidade? O tempo do consumo inconsciente já passou. A Terra já emitiu os seus sinais. Hoje é dia de lembrar e pensar na Terra. Até que esse dia se torne um ano todo.


* Leia o texto da Carta da Terra e fique por dentro de alguns planos que estão sendo criados pela humanidade para que essa idéia saia logo do papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Creative Commons License