@palivre

terça-feira, 12 de agosto de 2008

para um mau entendedor* #1


TUDO É RELATIVO

as relações
são as linhas
que ligam os pontos
que sem as linhas
nada seriam

mas linhas e pontos
nada são
onde pontos e linhas
são tecidos


+


:: Relação
Parecença, semelhança, analogia. Referência, ligação, vinculação. Comparação entre duas quantidades mensuráveis. Capacidade de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com os seus semelhantes. Categoria fundamental que designa o caráter das idéias que conferem unidade a dois ou mais objetos. Correspondência entre conjuntos, ou a expressão dessa correspondência. Num encadeamento de acordes, a correspondência entre os intervalos de um e de outro acorde.

:: Linha
Fio, traço, risco. Traço contínuo, visível ou imaginário que separa duas coisas contíguas. Série de palavras, em geral formando um sentido, e escritas numa mesma direção de um lado a outro da página. Traço imaginário em uma determinada direção. Num espaço, lugar dos pontos que só tem um grau de liberdade, subespaço unidimensional de um espaço com duas ou mais dimensões. Faixa de vibração, correspondente a um elemento da natureza, dominada por determinada potência espiritual cósmica.

:: Ponto
Sinal de pontuação com que se encerra um período. Lugar fixo e determinado. Ponto de parada. Grau pelo qual se mede algum valor, por acréscimo ou diminuição. Sinal que se dá para marcar o tempo. Configuração geométrica sem dimensão, e que se caracteriza por sua posição. Elemento com que se definem axiomaticamente as propriedades dum espaço.

:: Tecido
Composto, produzido, gerado, engendrado, formado, organizado. Entrelaçado, trama, teia de fios. Conjunto de células de origem comum igualmente diferenciadas para o desempenho de certas funções num organismo vivo.


+


Para um bom entendedor,
meia palavra basta.
Mas para um mau?
Talvez uma inteira
ainda não seja suficiente.


* Seção criada para dificultar ainda mais a vida de quem não entende o que a poesia quer dizer com as suas palavras. Apresentaremos aqui os significados de algumas palavras-chave, ou seja, aquelas palavrinhas de maior importância e representatividade dentro de um texto. Publicaremos poemas éditos e poemas ainda inéditos. Portanto pedimos paciência, na ausência de entendimento, se por ventura você vier a ler algum escrito postado anteriormente no blog.


Um comentário:

  1. de estática a predicativa, qual a diferença?

    e viva a relatividade.
    ficarei feliz em éditos ou inéditos.
    tanto faz.

    ResponderExcluir


Creative Commons License