@palivre

terça-feira, 19 de agosto de 2008

musinematura #1


FRIENDLY FIRE : SEAN LENNON



O céu está estrelado, mas pode ser que chova mais tarde. Se você quer um pouco de melancolia para acompanhar suas noites de solidão ou manhãs de pão integral, Sean Lennon é uma opção. Em seu Friendly Fire ele dispara 10 canções dignas de um café da manhã na varanda de uma casa de campo próxima das montanhas. Se você não mora numa casa com varanda, nem tem uma casa no campo, tampouco está próximo das montanhas, assim como eu, ao menos um chazinho dentro de casa ou uma pausa para lavar as mãos cantando.

A questão é: em Friendly Fire, (não queria fazer referências, mas fica impossível,) Sean revela muito do que herdou de John, do que admira em George e do que, querendo ou não, aprendeu com Paul. Estamos falando de instrumentos de corda. Ou se não herdou, não admira e nem aprendeu, ao menos remete bastante ao jardim que os garotos de Liverpool plantaram alguns anos antes dele ser concebido.

Mas Sean não se limita a isso. Ele desenvolve sua própria música, em um contexto completamente diferente. Seu rock é pós-Jetsons. É para os que entraram o segundo milênio pós-Cristo sem qualquer disposição para servir às forças armadas ou trabalhar a vida inteira para comprar uma casa própria. Sean toca para uma geração que nasceu logo após a internet e está mais preocupada em viver o agora do que ser um executivo de sucesso amanhã. Friendly Fire é leve, delicado, reservado, gradativo, inspirador, e até dançante.

Sean mostra pro que veio e definitivamente entra pra história da música com esse disco melodioso. Mas fique registrado: ouvir demais pode cansar. Evite o excesso para não acabar enjoando. Estão nessa compilação: Dead Meat, Wait For Me, Parachute, Friendly Fire, Spectacle, Tomorrow, On Again Off Again, Headlights, Would I Be The One e Falling Out Of Love.

Friendly Fire é um disco para ouvir só. Só escute junto de alguém que também já escutou. Tem algo de disruptivo, afasta as pessoas. Não que distancie exatamente, apenas dificulta uma aproximação total. Justamente por envolver o ouvinte numa atmosfera de desconexão com o mundo cotidiano para inseri-lo no mundo da música. Da música melancólica, é bom frisar.

Fazendo uma associação com o cinema, Sean Lennon está mais para Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola. Se você tem histórico depressivo, cuidado, talvez seja melhor um Chuck Berry. Porém se você está são e salvo, e garante que não pode ser derrubado por um sopro, o alvo está aí: Friendly Fire.



Would I Be The One // Friendly Fire


2 comentários:

  1. gostei por demais desse blog menino, acho que mais dio que do outro. :)
    ando sem tempo, mas vou ler e reler tudo isso aqui.

    um beijo.

    ResponderExcluir


Creative Commons License