@palivre

terça-feira, 6 de agosto de 2013

divagando por aí #20

A SEMENTE DE UMA ÁRVORE
imagem de autor desconhecido


















Comecemos esclarecendo que meio ambiente é o sistema de interações que permite existir o fenômeno que chamamos vida. É o conjunto de relações, condições naturais e influências que atuam sobre nós e toda a existência. O meio ambiente não existe sem nós, assim como nós não existimos sem ele. Ele interfere diretamente sobre nós e nós interferimos diretamente sobre ele. Ele é formado e transformado constantemente por nós, pelo que fazemos e deixamos de fazer. E saber disso é começar a ter consciência do que ele é.

Consciência é o atributo básico e fundamental para melhorar o mundo, o meio ambiente do qual fazemos parte. Ter consciência significa descobrir que você tem um papel em mãos, uma tarefa em nome de nós todos. Significa que o futuro depende da ação de cada um de nós, do que fazemos no presente, do que falamos e ensinamos a nossos filhos.

Meio ambiente não é apenas uma palavra na moda, nas camisas das grifes famosas, no discurso de candidatos políticos, nos anúncios publicitários de grandes marcas ou nas notícias que chegam até nós. Meio ambiente é antes de tudo uma das palavras-chave para a evolução de nossa civilização. O conceito de meio ambiente traz consigo a certeza da necessidade de mudanças. São nossas novas atitudes que vão fazer a diferença e transformar para melhor a realidade onde estamos inseridos.

Aquele panfleto que você recebe na rua, guarde no bolso, na bolsa ou na mochila. O papel do chiclete que você gosta de mascar, também. Já o chiclete, nem precisa dizer. Você sabe o que acontece quando alguém joga na rua ou “esquece” colado numa cadeira de cinema.

O lixo da sua casa vai ser bem recebido pelo pessoal da coleta seletiva, então não custa nada separar: orgânicos para um lado, inorgânicos para outro. Orgânicos são os restos de alimento, tudo que apodrece. Inorgânicos quer dizer plástico, vidro, papel e metal. Basta separar um do outro, você já fez um grande serviço.

Por que sair em dois carros, você e um amigo, para ir até o mesmo restaurante? Passe na casa dele, ou peça para ele passar na sua, e vão juntos. Assim vocês gastam menos gasolina, poluem menos o ar e causam menos problemas ao trânsito. Já reparou em como os engarrafamentos estão crescendo? Se vai para um lugar tão perto da sua casa, caminhe um pouco. Vai fazer muito bem a sua saúde.

Se você não precisa tanto daquilo, por que comprar? É mais lixo, mais uma coisa ocupando espaço no seu armário, na sua casa. Compre somente o necessário. Evite excessos. Procure levar uma vida simples, com menos gastos e mais economia.

Quando precisar realmente consumir, dê preferência aos produtos, às marcas e às empresas que respeitam o meio ambiente. Você estará depositando sua confiança no trabalho delas e estimulando as atividades que vêm realizando.

Com algumas pequenas ações, você estará fazendo sua parte. Fazendo sua parte você estará mais do que contribuindo, estará dando um bom exemplo. Dar um bom exemplo é ensinar ao mundo como fazer o certo, é plantar a semente de uma árvore que vai alimentar todos nós.

Permitir que a árvore cresça é consciência. Colher os seus frutos é qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Creative Commons License